Projectos desenvolvidos

Projectos desenvolvidos pelo Liceu Eiffel de Malanje

Neste caso foi o João

Baseado no texto do manual da 10ª classe com o título "Neste caso Foi o João...", que relata a experiência de João, ao ouvir na rádio e televisão uma campanha movida pelos bombeiros, na recolha de donativos para o Kosovo, afim de serem enviados nos campos de refugiados na Albânia e Macedónia. João menino de 17 anos, comoveu-se com a ideia e engenhosamente movimentou a sua escola que, com 1000 pessoas participaram de forma exitosa nesta campanha de solidariedade.

João Quixico Domingos, primeiro Subdirector pedagógico do Liceu e professor de Língua Portuguesa, servindo-se deste texto mobilizou os alunos, fazendo um paralelo entre os necessitados nos campos de refugiados e os alunos do liceu que beneficiam de uma formação grátis, surgiu a ideia destes mostrarem a sua gratidão com as populações carentes. E, nada melhor que efeituar uma recolha de donativos.

Assim, surgiu o projecto Eiffel Solidária. Recolhe-se donativos desde 2009, que compreende roupa usada, calçados, sabão, produtos alimentares como: arroz, açúcar, feijão, massa alimentar, óleo, farinha de milho, que depois da triagem, são embalados e os alunos decidem a onde doar. Beneficiaram já destes donativos: - Hospital pediátrico de Malanje-2009,2010 (duas vezes), Lar da terceira idade da Kahala-2010, Orfanato Kudyelela-2011, Bairro Kula Muxito-2012, Bairo da Paz - Quéssua-2013, Bairro do Bingue-2015, Bairro do Kissaco-2016

O espaço verde é um projecto que tem como objectivo proporcionar uma boa acomodação à população liceal e outros utentes dos serviços do mesmo. Consiste em colorir o perímetro liceal com um jardim e arborização. Aliás a arborização vem sendo feita já com plantas frutíferas desde os primeiros momentos da vida da instituição. Este projecto conta com a colaboração do corpo de jardinagem encabeçado pelo director do Liceu. Durante o período do 1º decreto presidencial (estado de emergência- começo do ano de 2020), o director aproveitou-o para elaborar no terreno, o croqui para a plantação de relva e flores. Um croqui com demarcações de blocos implantados, conta também com um parque de estacionamento, um Jango e, bancos de lazer no perímetro e à volta da quadra de futebol de 11.

A Rede Eiffel, implementa e torna exequível o projeto Eiffel e para além da pilotagem dos quatro liceus, estrutura o perfil de saída do estudante e a totalidade das ações para o alcance dos objetivos a que se pretende alcançar na formação de um potencial quadro de pessoal;

A Rede Eiffel tem como essência a orientação pedagógica e permite o reforço das capacidades dos liceus da rede e as outras escolas em Angola e promove o modelo internacional por trimestralmente disponibilizar formações nas disciplinas linguísticas, científicas e TIC´s;

Promove anualmente agrupamento dos Estudantes, Professores e Diretores que proporciona intercâmbio do saber académico e cultural em ambiente de entretenimento com localização em rotações Provinciais.

É financiado pela Empresa Total e é também uma unidade orçamentada dependente do Gabinete Provincial da Educação do Cuanza Norte, que visa orientar os estudantes em áreas científicas e tecnológicas no Interior e no Exterior do País. O Liceu Eiffel de Ndalatando, tem um interesse particular no sucesso escolar dos estudantes e o percurso estudantil e profissional de cada um, e é dirigido pela Mission Laïque Française.